Duas empresas brasileiras estão entre os patrocinadores
A Copa do Mundo é um evento que atrai a atenção de bilhões de pessoas ao redor do globo, de quatro em quatro anos o mundo para e acompanha as seleções mundiais se enfrentar pelo cobiçado título de campeão do mundo. Toda essa popularidade, engajamento e enorme audiência, torna o campeonato uma enorme vitrine comercial, perfeita para o marketing de influência.
Na Copa do Mundo do Catar, as cotas de patrocínio variam entre 15 e 100 milhões de dólares. A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), organizadora do evento, divide as cotas em três, são elas:
-Os apoiadores regionais: Um total de vinte empresas, quatro por continente, vão ser anunciadas durante a exibição dos jogos, na América do Sul, UPL, Inter Rapísmo e as brasileiras Nubank e Claro.
– Os parceiros da Fifa: É grupo de mega empresas que já estiveram presentes em outras Copas do Mundo e são figurinhas carimbadas em todos os campeonatos promovidos pela FIFA, são a Coca-Cola, Adidas, Wanda Group, Hyundai-Kia, Qatar Airways, Visa e a Qatar Energy.
-Os patrocinadores: Sete organizações privadas fecharam parcerias com a Fifa apenas para a Copa do Mundo de 2022, são a Budweiser, McDonald’s, Hisense, Mengniu, Crypto, Vivo e Byju’s.
De acordo com com um relatório financeiro da Fifa de 2021, a organização pretendia arrecadar aproximadamente 4,5 bilhões de dólares com a Copa do Catar, sendo que 29% desse valor seriam oriundos de contratos de patrocínio, mas o número foi superado. No dia da abertura do campeonato, a entidade anunciou a arrecadação final de 7,5 bilhões de dólares, aproximadamente 40 bilhões de reais.