O marketing bombástico e orgânico de Barbie

Um dos filmes mais aguardados do ano, Barbie, chega aos cinemas com uma legião de fãs em fervor por sua estreia

Nos últimos anos, grandes estúdios de Tv e Cinema tem investido milhões em um mercado que explora a nostalgia, os sucessos de Stranger Things, Guardiões da Galáxia e Star Wars mostrou as produtoras que o passado está na moda, e dá muito lucro. Presente na infância de milhares de pessoas, a boneca mais famosa do mundo tem mais de 64 anos de estrada, e é uma das marcas mais facilmente reconhecidas.

Um dos pilares do cinema é o marketing, os grandes estúdios investem em média 50% do custo de produção do filme em divulgação, são spots de tv,trailers, teasers, outdoors cartazes, matérias pagas, participações em programas de televisão, tudo para fazer a produção não sair da boca do povo. Apesar da divulgação paga ser indispensável, nada se compara ao marketing orgânico do público.

Desde o seu anúncio o longa tem gerado engajamento, seja fora ou dentro das redes sociais, um dos primeiros virais do ano surgiu graças ao lançamento do seu primeiro teaser. Todas as “Barbies” foram apresentadas, com suas devidas profissões, e os Kens são só Kens.

BarbieCore

Com aproximadamente um mês para sua estreia oficial, o marketing oficial entrou em ação, as músicas oficiais foram lançadas, os looks da Margot Robbie, protagonista do filme, viralizaram por recriar as roupas clássicas da boneca, além de que, o mundo tornou-se mais rosa. Barbie e rosa são praticamente sinônimos, uma não vive sem a outra, por conta disso, empresas envolvidas com a divulgação do filme, como redes de cinema e as distribuidoras adotaram a cor em suas redes sociais, algo habitual na indústria, mas foi copiado por todos, todos mesmo:

Repodução: @jardimdaressurreicao
Campanha de marketing do GOOGLE

Barbie x Oppenheimer

Outra produção que figura entre os mais aguardados de 2023 é Oppenheimer, de Christopher Nolan, que dirigiu sucessos como Interstellar (2014), Dunkirk (2017) e a última trilogia do Batman. Ambos os filmes prometem ser sucessos de bilheteria e crítica, mas curiosamente estrearam no mesmo dia, uma prática que não é habitual, porque divide o público, mas a realidade está mostrando que isso pode ter sido um grande acerto.

O que poderia resultar em rivalidade, gerou memes, e as equipes dos dois filmes abraçaram hype.

Já Cillian Murphy, que dá vida ao físico J. Robert Oppenheimer, afirmou que pretende assistir Barbie. “Mal posso esperar para ver a Barbie. Eu adoro Margot Robbie, amo Ryan Gosling, quero vê-los agora!”, disse o ator.

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